quarta-feira, 10 de novembro de 2010

HISTÓRICO DA EFAP

O projeto Escola Família Agrícola de Acaiaca começou a ser discutido em 1991 em um encontro regional de representantes das CEB’s (Cumunidade Eclesial de Base), lideranças religiosas, agricultores/as e jovens rurais promovido pela Paróquia de São Gonçalo. Na época, o tema da Campanha da Fraternidade foi “Juventude Caminho Aberto”. A preocupação era muito grande com a formação dos agricultore/as e dos jovens, com o êxodo rural e a  família, agressões ao meio ambiente, com o uso desordenado de queimadas e agrotóxicos; e a prática da monocultura. No mesmo ano foi promovida a primeira Festa do Trabalhador Rural da Paróquia para resgatar e valorizar a cultura rural.
Em 1992, surge a Pastoral da Juventude Rural ligada a igreja Católica com objetivo de formar, organizar e sensibilizar ao jovens rurais, valorizando a cultura popular e a produção Agroecológica, respeitando e protegendo o meio ambiente.
Durante o ano seguinte (1993), aconteceu uma viagem de estudo onde jovens da área rural e representantes das CEB’s visitaram a Escola Família Agrícola de Piranga. No ano de 1994, o STR de Acaiaca foi reorganizado com o objetivo de organizar e promover os grupos de trabalhadores rurais da região.
Ao longo do período que se segue, aconteceram vários encontros, cursos, seminários, viagens de estudo, visitas e assembléias oferecendo formação e capacitação dos/as agricultores/as familiares e jovens rurais proporcionando o uso de práticas agrícolas alternativas de preparo de solo, produção de sementes, plantio, adubação e armazenamento evitando o uso de agrotóxicos o que melhorou a qualidade da produção para as famílias e para o mercado.
Por falta de recursos para construir uma EFA na região, o grupo de agricultores/as e representantes de entidades e igrejas reunidos em assembléia regional, escolheram dois jovens rurais para estudar em uma EFA de ensino fundamental no município de Sem Peixe-MG, interligando aos movimentos populares da região ao projeto EFA. Esta parceria nos trouxe vários benefícios como melhoria na produção e organização de grupos de jovens rurais.
Em janeiro de 1998, aconteceu a assembléia do projeto CEPA- Comunidade Educativa Popular Agrícola, no município de Acaiaca. Estavam presentes representantes de várias estidades não governamentais, igrejas, EFA’s, pastorais sociais além de agircultores/as e jovens rurais da região. Na oportunidade foi demandada uma carência de profissonais da região formados em Pedagogia da Alternância, por isso, a assembléia esolheu dois ex-alunos da EFA de Sem Peixe para cursar o ensino médio profissionalizante na ETEFAB- Escola Técnica da Família Agrícola Riacho de Santana, Bahia. E, continuou o elo de ligação e os trabalhos de base promovendo várias atividades.
Como resultado de todos os trabalhos, conseguimos eleger um prefeito comprometido com os movimentos e desenvolvimento da região. Durante o ano de 2000, realizamos a 8a  Festa do Trabalhador Rural da região com o tema “Agricultura Familiar: Fartura em Nossas Mãos”. No mês de novembro, um jovem do projeto participou de uma viagem de estudo e do Congresso Internacional  de Jovens Rurais em Bruxelas, Bélgica, promovido pela AIMFR- Associação Internacional dos Movimentos de Formação Rural.
Em 2001, realizamos a Primeira Plenária do Trabalhor Rural onde foram discutidos os problemas destacando a formação dos jovens rurais e conservação do solo. E o tema da Festa do Trabalhador Rural foi “Água e qualidade de vida” com ativadades nas comunidades.
Em 2002, intensificamos os trabalhos junto as comunidades rurais, poder público e entidades parceiras na elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável onde a EFA foi colocada como uma das prioridades. Realizamos a 2a plenária do Trabalhador Rural e a X Festa com o tema “Desenvolvimento Rural Sustentável- Por Uma Terra Sem Males”.

Em abril aconteceu a primeira assembléia regional ampliada envolvendo lideranças comunitárias, entidades, igreja, poder público, agricultores e jovens rurais dos municípios de Acaiaca, Barra Longa, Mariana, Guaraciaba e Araponga, onde foi constituída a comissão Regional Pró-EFA com objetivo de realizar o trabalho de base e criar a associação.
Durante o ano de 2002, foram realizados os trabalho de base, encontros, viagem de estudo na EFA de Sem Peixe e recebemos a contribuição de estagiários/as da EFA de Turmalina-MG. Também participamos da mobilização em torno do Projeto de Lei na Assembléia Legislativa em Belo Horizonte e do 1o Congresso Nacional de Jovens Rurais em São Paulo. E, em 15 de dezembro um marco histórico para o nosso projeto: a assembléia de criação da Associação Regional Escola Família Agrícola Paulo FreireAREFAP com sede na comunidade rural de Boa Cama-Acaiaca-MG que decidiu pelo curso de ensino médio profissionalizante atendendo as áreas de agropecuária e agroindústria, atendendo os municípios de Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Piranga, Guaraciaba, Mariana, Barra Longa e região.
Em fevereiro de 2003, foi feito o planejamento da AREFAP que pretende começar suas atividades escolares em fevereiro 2004. Em maio, a associação foi reconhecida como de Utilidade Pública Municipal pela Câmara de Vereadores de Acaiaca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário